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VOCÊ QUER ATITUDE?

Então você lembre-se de que as pessoas precisam saber o que você espera delas.

Como você espera que seus colaboradores se comportem no dia a dia? Você é daqueles que gostaria que eles tivessem atitude?

Se sua resposta é positiva, talvez seja melhor você explicar a eles o que significa ter “atitude”! Por quê? Porque as atitudes de cada pessoa são baseadas em três comportamentos: primeiro, o que ela sente e, por fim, como ela foi “treinadas” a reagir a cada tipo de situação.

Dessa forma, a educação que teve, a cultura em que foi criada, as histórias que já viveu, podem modificar totalmente a atitude de cada um.

Uma pessoa que, por exemplo, passou os seus primeiros 20 anos num ambiente em que todos gritavam, apenas pelo costume de falar alto, aprendeu que uma atitude educada, nada tem a ver com seu tom de voz, e sim com as palavras que são ditas. Em determinado momento ela vem trabalhar com você. Você, ao contrário, foi criado onde ter uma atitude educada significa em primeiro lugar falar baixo. Você diz a ela: “Tenha sempre uma atitude educada”. Como suas experiências são diferentes, suas atitudes também serão. Não se surpreenda se ela começar a “gritar” com seus clientes e ainda assim achar que os está atendendo da forma mais educada possível. Atitudes cheias de raiva, doces, ríspidas ou calorosas, todas elas dependem do passado, das experiências de cada um dos indivíduos. Sempre estarão associadas aos seus aprendizados anteriores.

Sendo assim, se você espera atitude de seus colaboradores, comece perguntando a si mesmo o que significa atitude. Ou ainda verificando que tipo de atitude você espera que eles tenham, pois quanto mais distantes forem as experiências anteriores vividas por voes, mais diferentes serão as atitudes que ambos tomarão numa mesma situação. O pior é que ambos terão certeza de que estão absolutamente certos.

Por fim, não esqueça de deixar tudo bem claro a eles para que você não seja pego de surpresa, Tenha atitude você!

Agosto/setembro 2007