--> TECS Consultoria
phone

(11) 5535-0107 / 5535-0047 / 99134 0653

email

teresa.salles@tecsconsultoria.com.br

A BUSCA CONSTANTE PELA PRODUTIVIDADE

Aumente a produtividade de sua equipe com controles e processos Essa é a ideia que não sai da mente de todos os empresários...Buscar fazer “mais com menos”. Mas como fazer isso dar certo? Qual é a medida certa para cobrar dos colaboradores?

É fato que não existe nenhuma fórmula mágica, mas o primeiro passo é criar alguns parâmetros. Comece identificando o que você quer medir, ou onde você acha que pode ser mais produtivo, como no atendimento na chegada ou na saída do cliente, na arrumação dos quartos e na entrega do restaurante.

Uma vez identificados esses indicadores, comece a medir o tempo que cada colaborador gasta nessas atividades ou use uma amostragem daqueles que você considera os melhores, que têm mais agilidade. Não se esqueça de verificar se a tarefa foi bem realizada, pois produtividade ideal é a que traz o equilíbrio entre qualidade e agilidade.

Pressa não significa trabalho bem feito. Depois reúna seus funcionários e comente os indicadores observados e os resultados obtidos. Se houver uma distância muito grande entre o tempo de um e de outro funcionário, comece estabelecendo metas intermediárias. Exemplo: para a saída de um cliente, o tempo médio de atendimento de um determinado funcionário é de sete minutos, enquanto do outro é de 15 minutos. Se o que atende em menos tempo tem qualidade em seu atendimento, este pode ser sua referência positiva.

Talvez você não consiga que todos atendam nesse tempo, mas pode estabelecer metas intermediárias, como dez minutos por exemplo. Você pode começar criando gincanas internas para envolver a todos e fazê-los cumprir a meta.

Faça o mesmo com os demais indicadores. Você pode ter quantos indicadores quiser, mas não coloque metas para todos de uma única vez. Vá implantando aos poucos para que cada colaborador possa identificar-se com esse movimento. Você ganhará produtividade com consistência e não a qualquer custo.

Apesar de produtividade significar “fazer mais com menos”, preste atenção, pois às vezes, menos é mais...O trocadilho é apenas para lembrar que a qualidade tem de falar mais alto. Esse sim é o ponto crucial, pois o que queremos mesmo é que o cliente volte sempre!

Outubro/novembro 2008