--> TECS Consultoria
phone

(11) 5535-0107 / 5535-0047 / 99134 0653

email

teresa.salles@tecsconsultoria.com.br

PREVINA-SE COM PLANEJAMENTO

Todo começo de ano é a mesma coisa. São inúmeras promessas de melhorias e ficamos achando que, porque o ano começou, teremos mais iniciativa e tempo para fazer tudo aquilo que não conseguimos no ano anterior.

Pode ser que psicologicamente funcione, mas seja Janeiro, seja qualquer outro mês o que precisamos é avaliar coisas que ocupam tempo e que lá no fundo questionamos a real importância, pois sempre as mudamos no meio do caminho. Isso é planejamento.

Planejar é poder antever situações de risco. É poder prevenir-se dos inconvenientes, é saber aonde se quer chegar. A parte mais interessante do planejamento é no final do período, quando olhamos para trás. O sentimento de realização de um trabalho bem feito, de que fomos capazes de superar os desafios sem receio, porque previmos possíveis obstáculos e criamos alternativas para solucioná-los, é o melhor presente.

Tudo isso parece teoria, mas é fundamental, principalmente para quem tem equipe.

Você já imaginou começar o ano sabendo quando cada colaborador estará de férias?

Você já pensou que pode perder um bom gerente por que ele resolveu abrir um negócio próprio? Isso pode acontecer a qualquer momento.

Portanto planeje-se. Não se prepara um gerente da noite para o dia, não se contrata um novo funcionário a qualquer momento.

Faça uma planilha. Ela não precisa ser complicada, apenas coloque seu quadro de funcionários e encontre um tempo para pensar nesse plano de trabalho.

Busque responder perguntas essenciais como:

1. Quem são os substitutos diretos dos cargos mais importantes da empresa? Isso serve para férias, demissões e promoções. Se você perceber que há falhas nesta linha, verifique que tipo de treinamento é necessário para melhor prepará-los melhor.

2. Pensa em expansão? Então não esqueça de que precisará de mais pessoas. Faça um cronograma de admissão e treinamento. Isso o ajudará a diluir os custos e o manterá preparado para qualquer eventualidade.

3. E você? Tem o seu próprio substituto? Quem está apto a permanecer no seu lugar na sua ausência? Você pode ter de se ausentar por vários motivos: férias, novos projetos, expansão, etc.

4. As férias dos funcionários estão programadas? Você pode fazer muita economia com um bom planejamento. O mesmo pode ser feito com folgas, aumentos, escalas e assim por diante.

Quanto melhor o planejamento menor o risco. Um bom planejamento deve ser “engessado” o suficiente para não ser mudado a toda hora e “flexível” o suficiente para as mudanças de rota. O sucesso está no equilíbrio!

Fevereiro/março 2008