phone

(11) 5535-0107 / 5535-0047 / 99134 0653

email

teresa.salles@tecsconsultoria.com.br

SORTE: ENCONTRO DO PREPARO COM A OPORTUNIDADE

Quem já não ouviu essa frase! Quantas vezes vemos o sucesso de alguém próximo a nós e soltamos um comentário: “Nossa! Como ele teve sorte!”.

Será?

Não é necessariamente assim. Passamos a vida aprendendo. Também já ouvimos dizer que nunca é tarde para aprender ou que temos a oportunidade de aprender todos os dias... E isso é verdade, não podemos duvidar.
Só que aprender não é tudo. Precisamos estar atentos às oportunidades e usar o que aprendemos sempre que a situação permitir, caso contrário de nada vai adiantar aprender.

Isso me faz lembrar de um filme que fez muito sucesso. “Quem quer ser um milionário?” conta a história de um rapaz que se inscreve num programa de televisão para encontrar o amor de sua vida e que segue acertando as respostas das perguntas que lhe são feitas, apenas buscando em sua memória experiências vividas e lições aprendidas no decorrer de sua sofrida vida.

Quanto mais formos capazes de nos lembrarmos de nossas experiências, do que ouvimos e vimos, quanto mais soubermos fazer relações, ligar fatos, ideias, casos, livros que lemos, filmes que assistimos, mais chances teremos de aproveitar os conhecimentos que nos foram de alguma forma apresentados.

Mas isso não necessariamente nascemos sabendo fazer. É fato que algumas pessoas têm mais facilidade o que não significa que as outras não tem capacidade para tal.

É preciso exercitar... Fazer com que isso se torne um hábito. Você pode começar com o que mais gosta. Filmes? Livros? Tanto faz. Fique atento aos acontecimentos. Quando você estiver conversando com alguém, sobre qualquer assunto, faça uma busca em sua memória sobre os filmes que já assistiu e caso algum deles tenha um assunto semelhante, oposto ou complementar traga o filme para a conversa. Se a pessoa que estiver com você também for atenta ao que já aprendeu sobre o assunto ela poderá trazer um livro, por exemplo, que fale da mesma coisa. Aí você poderá se interessar pelo livro e ampliar seus conhecimentos a respeito do assunto. Garanto que quando o assunto surgir outra vez numa outra conversa, você terá muito mais a dizer sobre ele.

Agora imagine se isso for com uma pessoa com a qual você está querendo estreitar um relacionamento: um novo cliente? Um fornecedor? Um novo parceiro? Um sócio? Não importa com quem, mas trazer seus conhecimentos e suas experiências para a mesa pode tornar a conversa ou o negócio muito mais proveitoso e produtivo. Se ainda tiver dúvidas, assista o filme, você vai ver como parece sorte, mas foi o encontro do preparo com a oportunidade!!